Centro de Pesquisas Clínicas
Especializado no desenvolvimento de novos medicamentos

Porque ser um Voluntário?

Você já parou para pensar nos avanços da medicina moderna? Pode imaginar como foram descobertos os medicamentos para tratar os mais diversos tipos de doenças, desde as menos graves até doenças como AIDS, câncer e diabetes? E as vacinas? Os equipamentos para detectar doenças como aparelhos de tomografia e ressonância magnética? Todos estes avanços somente foram possíveis através da realização de uma pesquisa clínica! E todas essas pesquisas somente foram exequíveis pela presença do voluntário de pesquisa!

Pacientes participam de pesquisas clínicas com a intenção de ajudar aos médicos e aos profissionais da área da saúde a entender melhor o seu problema ou então para diagnosticar, tratar ou até mesmo curar sua doença. Algumas vezes, estes indivíduos não se beneficiam diretamente do tratamento experimental, porém sua participação pode trazer benefícios diretos ou futuros para pacientes com o mesmo problema e que poderão até serem membros da sua própria família. A participação em uma Pesquisa Clínica traz vantagens que vão além do tratamento experimental em si, tanto para o indivíduo, como para toda a sociedade.

É claro que, em se tratando de um processo de pesquisa, estaremos constantemente lidando com o novo e, portanto, com os riscos ligados a tudo que é novo. Ao participar de uma pesquisa clínica, o indivíduo terá direitos assegurados pelo protocolo clínico, mas também estará assumindo deveres e riscos, sendo alguns deles desconhecidos. Aqueles que são previsíveis serão sempre esclarecidos ao voluntário, antes dele decidir pela sua participação. Todas as informações e os riscos que passarem a ser conhecidos durante o estudo serão comunicados ao sujeito da pesquisa, que poderá retirar seu consentimento de participação a qualquer momento. O pesquisador também poderá optar por retirar o sujeito do estudo, se considerar que os riscos são maiores que os benefícios.
Além disso, as regras internacionais de Boas Práticas Clínicas garantem ao sujeito da pesquisa a segurança possível e ética durante sua participação no estudo. No Brasil, uma pesquisa clínica só pode ser conduzida se houver aprovação prévia por parte do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição, que deverá ser reconhecido oficialmente pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa / Ministério da Saúde), sempre respeitando as resoluções e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Nada dentro de um estudo ocorre sem o conhecimento das autoridades competentes. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica

Clique aqui e faça seu cadastro